Sobre o site

Logo mais a sacola vai estar cheia!

Logo mais a sacola vai estar cheia!

Nas bancas de cada feira regional do Brasil somos apresentados a uma variedade incrível de produtos. Mas quais existem numa feira em Belém (PA), Caruaru (PE), Santana de Parnaíba (SP) ou em Blumenau (SC)? E nas tantas outras montadas diariamente nas mais de 5,5 mil cidades do País? Foi isso que motivou a criação do Sacola Brasileira: conhecer os nossos produtos de verdade! Aquele que são genuinamente a nossa cara. Mas também mencionar aqueles “adquiridos” ao longo da história, e que já foram incorporados ao cotidiano de norte a sul.

Conhecer os ingredientes que enriquecem os preparados daqui e dali é que estimula esta pesquisa sem fim. A ideia é juntar o máximo de informações que conseguir sobre as origens, os preparos, as curiosidades, as formas de cultivo/extração de produtos que são brasileiros mas que muitos brasileiros até não conhecem. E, a partir daí também, ajudar a derrubar este rótulo de “exótico” a que algumas frutas e legumes são tachados só porque não estão nas mesas de algumas regiões.

Aprendi outro dia uma frase extraída do livro O mundo da cozinha, do historiador italiano Massimo Montanari, que resume bem a intenção desta empreitada: “Buscar nossas próprias raízes, sem preconceito, significa encontrar os outros que vivem em nós”

Ficou curioso com a ideia? Então, boa leitura!

Rachel Bonino
sacolabrasileira@gmail.com
facebook.com/sacolabrasileira

compartilhar: