© 2013 rachel bonino baru

Baru

04 out 2013

Para conhecer o baru, olhe para o chão quando estiver em cidades do interior de Goiás e região. O povo de lá sabe: baru bom é o que caiu naturalmente do pé. Sinal de madureza na certa! Agora está no fim da época de colheita já que o auge é setembro. Neste período, as comunidades rurais goianas se embrenham pelo cerrado para catar as frutas do baruzeiro.

Até alguns anos atrás, o fruto pequeno, amarronzado e de casca dura era objeto de desejo apenas da população local. Era comum comer a polpa adocicada (ou fazer doce e licor) e roer a semente crua mesmo. Um super remédio natural contra anemia. Mas daí um artesão de Pirenópolis (GO), Edmilson Vasconcelos, resolveu torrar as amêndoas. O resultado foi a descoberta de um novo sabor e também de uma nova alternativa de renda para muitos agricultores locais.

Riquíssima em zinco, ferro e potássio, a amêndoa lembra o amendoim na forma e no gosto, mas é maior e tem um traço diferente no paladar, que é só dela. Depois de torrada pode virar pão, bolo, paçoca, aperitivo salgado e até sorvete. Esmagada, também pode originar azeite bem aromático. Um ingrediente alinhadíssimo com a onda de desejos pelos produtos naturais e orgânicos. Anda mais por ser planta muito usada na reconstituição de área de devastadas do cerrado.

Pescada amarela com crosta de baru, do Mercearia do Conde

Pescada amarela com crosta de baru, do Mercearia do Conde

A chef Flávia Mariotto, do restaurante Mercearia do Conde, de São Paulo (SP), gosta de triturar a amêndoa, passar na posta de peixe (comi com a pescada amarela), e grelhar tudo junto. Ela também já testou fazer pesto e salpicar em saladas.

Rede Empório do Cerrado, formada por pequenos agricultores de Minas Gerais, Goiás e Bahia, já comercializa a castanha torrada para todo o Brasil. Aproveita para experimentar! 

*Ei, você! Quer sempre saber das últimas do Sacola? Então curte a  página do blog no Facebook!

 

compartilhar:

3 Comentários

  1. Fernando
    Postado novembro 5, 2013 em 5:18 pm | #

    Cumaru fica ótimo também no piso de casa hehe Ele poderia só ter esse cheiro de baunilha, assim economizava no cheirinho na hora de passar o pano. Mas isso é papo para um blog de pisos :)

  2. Vilma
    Postado dezembro 11, 2013 em 1:47 am | #

    Quero comprar o Cumaru, pode me ajudar a comprar me indicando alguém que vende.

Deixe seu comentário

Seu email ainda não foi publicado. * Campos obrigatórios

*
*