© 2013 rachel bonino Ariá

Ariá

12 jul 2013

É um tubérculo (Calathea allouia), é chamado de batata paraense, mas em nada lembra o gosto da batata convencional. O ariá veio pra confundir, não para explicar, assim como o Chacrinha! Comprei 1 kg dessas raízes peludas para testar todas as possibilidades aqui na cozinha de casa. Sim, porque soube que se pode a partir dele fazer sopa, purê e até a versão assada.

Ariá cozido com creme e farinha de pipoca do restaurante Remanso do Bosque

Ariá cozido com creme e farinha de pipoca do restaurante Remanso do Bosque

Comi o ariá cozido com sal e… como explicar o sabor? Me senti como os cronistas do século XVI, da período do descobrimento do Brasil, que vieram para cá para narrar como eram a terra e seus habitantes. As descrições sobre comida comparavam os novos alimentos com os conhecidos na Europa. Sem o apoio de câmera fotográfica, restava imaginar como eles eram, ou então decifrar as ilustrações feitas a partir destes depoimentos, que nem sempre reproduziam de fato o alimento.

Tendo como base o meu repertório alimentar, então digo: o ariá é crocante como rabanete, tem sabor que lembra cana-de-açúcar e formato de mandioquinha. Sacou? Ainda bem que tenho a imagem aí em cima par me ajudar nessa…

Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o ariá tem altíssimo valor em proteínas, de qualidade bem superior às encontradas na batatinha portuguesa, por exemplo. Também pode ser chamado de variá ou leren, e suas folhagens podem também ser usadas como ornamentação.

O ariá que comprei na barraca da D. Carmelita no Ver-o-Peso, em Belém, veio da cidade de Acará, interior do estado. Paguei caro, R$10 o quilo. Mas tinha que aproveitar: a época de ariá começou. Não podia perder essa. ;)

 

*Ei, você! Quer sempre saber das últimas do Sacola? Então curte a  página do blog no Facebook!

 

compartilhar:

posts relacionados

7 Comentários

  1. Postado setembro 18, 2013 em 4:14 pm | #

    rachel querida, fiquei morrendo de vontade de ir pro pará!!!

  2. nazare rodrigues
    Postado março 15, 2014 em 6:52 pm | #

    Ja comi apenas uma, adorei! Ando a procura, vou la no veroca procurar . Obrigada pela informaçao.

  3. nazare rodrigues
    Postado março 15, 2014 em 8:38 pm | #

    Adorei!

  4. Ademar
    Postado julho 21, 2014 em 5:04 pm | #

    Qual é a época da colheita do ariá ?

    • rachel bonino
      Postado julho 22, 2014 em 2:44 am | #

      Olá, Ademar! Época de ariá é entre julho e agosto, lá no Pará.

  5. Postado agosto 1, 2014 em 11:12 am | #

    Ontem tive o primeiro contato com este tubérculo. Primeiro me disseram que era uma fruta. Então me deram uma para experimentar. Senti como se fosse o sabor de um sabugo de milho verde cozido. Aquele pedaço molinho que acabamos mordendo depois que se acamam os grãos.
    Hoje me deparei com um pacotinho, entregue por nosso segurança, para que eu mesmo faça em casa.
    O pacotinho lembra aquele de batatinha pequena que se usa em conservas. Então tentarei fazer em conserva para ver como fica. Detalhe: Custo do pacotinho com, em torno de 600 grs. R$ 2,00.

  6. Postado agosto 20, 2014 em 1:19 pm | #

    Hoje, 20.08.2014, no programa da Ana Maria, o chef utilizou o ariá para acompanhar o peixe grelhado e também o cará roxo.As pessoas que estavam no programa adoraram!!A região Norte é riquíssima em seus sabores.Não nasci aqui ,mas amo demais esta região.

Deixe seu comentário

Seu email ainda não foi publicado. * Campos obrigatórios

*
*